Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Veja os benefícios de frutas regionais como açaí, por exemplo

  (Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/veja-os-beneficios-de-frutas-regionais-como-acai-caju-pequi-e-abacate.html)


20/01/2012 10h22 - Atualizado em 20/01/2012 12h09
     Cada região do Brasil tem uma ou mais frutas típicas que são ótimas para a saúde. Elas contêm antioxidantes, vitaminas A e C e gorduras do bem, entre outras propriedades que ajudam no funcionamento do corpo.
     A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale a cinco porções – de preferência, de tipos diferentes.
     O endocrinologista Alfredo Halpern destacou que a cor das frutas é que faz a barreira contra os raios ultravioleta do sol, o que impede que elas oxidem na árvore ou fora dela.

     No organismo, é essa característica que previne o envelhecimento. Isso sem falar na casca, que reúne um alto teor de fibras – algo fundamental para a regulação do intestino.
   Algumas frutas são bem práticas de carregar no dia a dia. Entre elas, os especialistas citaram a maçã, a banana, a pera, a uva, a ameixa e a goiaba. Todas elas podem fazer parte do café da manhã ou ser consumidas no intervalo entre as refeições principais.


Açaí
    É conhecido como o “ouro negro” da Amazônia, e sua maior riqueza está nos nutrientes e nas proteínas, que fazem dessa frutinha um alimento funcional.
   O açaí tem muita antocianina, um pigmento roxo do grupo dos flavonoides, substância química encontrada nas plantas que funciona como antioxidante. Isso significa que a fruta ajuda a combater os radicais livres, retardar o envelhecimento e evitar doenças do coração e células cancerígenas.

Confira a Matéria no Vídeo : 

    Os radicais livres são uma espécie de “ferrugem” que se espalha pelas artérias. Já os antioxidantes são substâncias com poder de limpeza, para retirar essa “sujeira” das nossas células.
    A gordura contida no açaí traz benefícios comparáveis ao azeite de oliva. Se consumido puro, in natura, pode ser aproveitado até por pessoas diabéticas, pelo alto teor de gordura monoinsaturada. Também ajuda quem tem colesterol alto ou intestino preguiçoso. Cem gramas da fruta têm cerca de 260 kcal, segundo o endocrinologista.
    Para aumentar o teor de energia antes ou depois da atividade física, o açaí pode ser associado a tapioca, guaraná, banana, morango e outras frutas.
    No Pará, o açaí faz parte da refeição principal; no restante do país, vai bem no lanche ou como sobremesa.
   Halpern e a nutricionista Andréia Naves citaram frutas "irmãs" do açaí: morango, amora, framboesa, ameixa e uva, que também contêm flavonoides.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário