Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Açaí entra no programa “Alimentos Seguros”

Participantes do curso de formação de consultores do Programa Alimentos Seguros (PAS) Açaí visitaram batedores de açaí ontem. O açaí foi incluído no PAS visando aumentar a segurança e qualidade do alimento comercializado no Pará. O programa é uma iniciativa do Sebrae e outras entidades do Sistema S (Senai, Senar, Senac, Sesc).
Nas visitas de campo, realizadas em três batedores artesanais, os futuros consultores aprenderam mais sobre o trabalho dos batedores. O objetivo foi conhecer melhor a realidade dos batedores de açaí e verificar como o procedimento é realizado. O presidente da Associação dos Batedores de Belém, Marivaldo Ferreira, fez uma demonstração de como bater o açaí de forma segura, com higiene e cuidados sanitários. Os participantes do curso observaram atentos às explicações. Também nesta quinta-feira, participantes da formação de instrutores estiveram no município de Igarapé-Miri visitando locais de colheita de açaí.
Segundo o analista do Sebrae e gestor de projetos de fruticultura - açaí, Mauro Pereira, os consultores vão atuar diretamente com o setor de comercialização do açaí, enquanto os instrutores acompanharão a produção do açaí desde a sua coleta. Posteriormente, esses profissionais vão atuar em um projeto piloto que vai abranger estabelecimentos e locais de produção do açaí, visando ensinar práticas de higiene e segurança alimentar. "O Sebrae está apostando muito em ajudar a oferecer mais qualidade nesse produto, produzido e consumido em larga escala no Pará", afirma Mauro.
O gestor lembra ainda que a falta de cuidados com o açaí, desde a sua produção até a comercialização, pode ocasionar problemas aos consumidores, inclusive males de saúde como a doença de Chagas. Após a fase de capacitação, deve ser colocado em prática o projeto piloto. A expectativa de Mauro Pereira é que esta próxima fase começe ainda no mês de abril.

(FONTE: http://www.orm.com.br/projetos/oliberal/interna/default.asp?modulo=247&codigo=519571)

Nenhum comentário:

Postar um comentário